segunda-feira, novembro 12, 2007

Sulcos

A ouvir: Editors - Bones

Pegando no conceito de Einstein de que o espaço não é curvo por causa das massas dos corpos celestes, mas que estas massas ocupam aqueles lugares por causa daquelas curvas e na aplicação psicanalítica deste conceito de Žižek, não será possível aplicar o conceito a outras áreas como a sociologia, psicologia, filosofia, teoria da cultura, etc.?
Não seria, então, possível descobrir padrões relevantes resultantes de constantes físicas/biológicas/químicas, sócio-culturais, geográficas, históricas, etc.?

A conjugação de determinados parâmetros iria criar a abertura para surgir determinado tipo de resposta (não a resposta em si, porque essa seria sempre contextual). A ideia de que determinados conceitos/invenções são independentes da história ou génio de uma pessoa, mas surgem devido a factores histórico-sociais que a facilitam (quase que a provocam), não parece indicar mesmo nesse sentido?

Assim, características pessoais seriam de encontrar mais facilmente em determinados contextos e a origem dos estereótipos seria apenas a abstracção e generalização de essas experiências.
Por outro lado, se é assim que aprendemos, será que não encontramos essa estrutura porque é assim que apreendemos a realidade?
Não só estamos limitados na nossa percepção da realidade (para não dizer impedidos de o fazer), como a maneira como o fazemos (de)forma a experiência.

Sem comentários: